terça-feira, 29 de março de 2011

CAETANO VELOSO

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou Caetano Veloso. Iniciou a carreira interpretando canções de bossa nova, sob influência de João Gilberto. Foi lançado no cenário musical nacional por sua írmã "Maria Bethânia"

Participou do 3º Festival de Música Popular Brasileira(TV Record, outubro de 1967),com Gilberto Gil. Era o início do Tropicalismo, movimento que representou um grande efervescência na MPB.

Confundido como um militante de esquerda ganhou a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 a 1985.Com isso suas canções eram frequentemente censuradas. Em dezembro de 1968 foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas. Foram soltos em fevereiro de 1969  e no mesmo ano partiu para o exílio na Inglaterra.

Em 1972, Caetano Veloso retorna definitivamente ao Brasil retomando os trabalhos com a Tropicália e depois com os Doces Bárbaros ao lado de Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. 

A obra do artista é imensa, acompanhe todos os detalhes no site www.caetanoveloso.com.br
Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG