quinta-feira, 24 de março de 2011

ACARAJÉ OU ABARÁ


Acarajé é uma especialidade gastronómica da culinária afro-brasileira. Na dúvida em escolher qual comer, aconselho a comer os dois. O acarajé tem similaridade com o abará, difere-se apenas na maneira de cozer. O acarajé é frito, ao passo que o abará é cozido no vapor.

O preparo da massa tanto do acarajé quanto do abará é a mesma. É feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirada toda a casca, passa-se novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescentam-se cebola ralada, um pouco de sal, e dendê. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, e deve ser cozido no vapor em banho-maria. É servido na própria folha.

O recheio de camarão é feito com azeite de dendê,  cebolas picadas, alho a gosto, camarão defumado sem casca e cheiro-verde refogados por 10 a 15 minutos. É possível acrescentar tomate e coentro.

Em alguns "tabuleiros"(local onde a baiana coloca os recheios para servir o acarajé e o abará) é servido o caruru. Os demais recheios são:pimenta, vatapá, camarão, salada.

Vindo à Bahia não deixe de provar essa delícia bem quentinho.

Indicação de local
1.Em Itapuã ou no Rio Vermelho feito pela  baiana  "CIRA" a  mais famosa da Bahia.
2.Na Pituba(Av.Manoel Dias da Silva) do lado da Loja Insinuante com "Gegê"
3.Na porta do Shopping Barra "Acarajé do Gregório"
4.Na Paralela em baixo da passarela da Faculdade UNIFACS.
5.Na Pituba(caminhos das árvores) perto da faculdade, na Rua das Espatódias.O preço é melhor ainda por ter muito estudante.



Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG