sexta-feira, 25 de março de 2011

SOLAR DO UNHÃO

Um engenho de açúcar à beira-mar. Embora esteja situado em área urbana, o conjunto arquitetônico que compõe o Solar do Unhão era, no século XVII, um complexo do mesmo tipo dos engenhos encontrados na zona da mata com casa grande, capela e senzala. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690, e deixou de herança o nome de um dos mais belos cartões postais de Salvador.
 
O Solar do Unhão, foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia(MAM). Após restauração com a arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. 

Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto. À beira-mar encontram-se obras contemporâneas de  Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Mário Cravo Júnior, Mestre Didi, Sante Scaldaferri, Siron Franco, Tati Moreno e Vauluizo Bezerra. Carybé foi o autor do gradil que cerca o espaço e também assina o projeto de um painel de concreto, localizado na parte final do jardim e do portal de entrada. A estrutura em ferro representa o Sol e estilizações do acarajé.


Solar da Música  
Todos os fins de tardes de sábado o Solar do Unhão recebe acordes de Jazz. Um espetáculo promovido por músicos locais, que atrai centenas de pessoas, entre turistas e soteropolitanos.

Acompanhe no site www.mam.ba.gov.br e no Twitter @MAM_BA


Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG