sexta-feira, 25 de março de 2011

TEATRO CASTRO ALVES

 Atendendo uma reivindicação da classe artística baiana, foi encaminhado à Assembléia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei n.º 432 propondo a criação do Teatro Castro Alves em 2 de julho de 1948. 
 O Teatro Castro Alves, homenageia o "Poeta dos Escravos", possui momentos de grandes espetáculos e tragédias, como os dois incêndios que motivaram sua reforma.

Em1957 as obras foram iniciadas, pela construtora Noberto Odebrecht, e entregue oficialmente  ao governo  com inauguração prevista para o dia 14 de julho de 1958, porém 05 dias antes o teatro sofreu um trágico incêndio, que destruiu toda a parte eletro-mecânica da maior e melhor casa de espetáculo do Brasil na época.

Com a trajédia o teatro ficou fechado por 09 anos sendo inaugurado no março de 1967 e contou com a presença do Presidente Castelo Branco e do governador Lomanto Júnior.

Em 1989, depois de concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia com a participação do Afoxé Filhos de Gandhy, o Teatro fechou para reforma, sendo reinaugurado em julho de 1993.

Compõem o complexo cultural do TCA a Sala Principal, Sala do Coro e a Concha Acústica.

A Sala Principal do TCA foi inaugurada como espaço cênico em julho de 1978 e abriga confortavelmente 1.554 espectadores, beneficiados por um sofisticado projeto acústico, cujo detalhamento incluiu até mesmo o material usado na fabricação das poltronas e do carpete. A platéia não tem "ponto morto", isto é, a visibilidade do palco é perfeita de qualquer ponto.
Além disso, a Sala conta com uma grade de programação que inclui espetáculos de dança, música, teatro e ópera.

A Sala do Coro vem contribuindo com o desenvolvimento do teatro local a casa  abriga espetáculos de profissionais reconhecidos e está atenta a incentivar novos artistas.

Entregue ao público em em , como parte do "Complexo Cultural Teatro Castro Alves", a Concha Acústica desenvolveu algumas atividades antes mesmo do teatro ser inaugurado. Após algumas reformas, a última realizada em Dezembro de 1997, mantive a forma de semi-arena ao ar livre. O palco e a parte plana superior da platéia foram cobertos por uma lona especial tensionada, fixada numa estrutura metálica. Assim, o equipamento permite a realização de shows mesmo em período chuvoso. Além disso, foram disponibilizados seis camarotes, com capacidade para 120 pessoas no total.

Visite o site do TCA www.tca.ba.gov.br

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG