Os Novos Baianos surgiu entre os anos de 1969 e 1979 com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo.O grupo lançou 8 trabalhos.
O grupo grava seu 4º disco, Novos Baianos, mais conhecido por Alunte. O disco não vendeu tanto quanto os anteriores, o que levou ao desentendimento com a gravadora. Foi então que o grupo entrou em declínio, Moraes Moreira, principal letrista da banda resolveu partir para a carreira solo.
O último trabalho foi Farol da Barra gravado pela CBS, que homenageia os compositores Ary Barroso e Dorival Caymmi. Após esse trabalho em 1978, o grupo encerra suas atividades e cada um parte para carreira solo.
Pedro Anibal de Oliveira Gomes, o "Pepeu Gomes" já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Pepeu foi casado com Baby Consuelo, com quem teve seis filhos, três das quais formaram o conjunto "SNZ"- Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê.
Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, conhecida por Baby Consuelo, parte para carreira solo e grava seu primeiro grande sucesso, a canção "Menino do Rio" música composta por Caetano Veloso. Outras músicas fizeram sucesso como Brasileirinho, Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica, entre outras.
Antônio Carlos Moreira Pires, conhecido como Moraes Moreira, em sua carreira solo, destacou-se como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar.(@t_dodoeosmar) Alguns dos seus sucessos são "Pombo Correio","Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer" gravado por Gal Costa.Acompanhe o músico pelo Twitter @moraesmoreira
Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira , conhecido por Paulinho Boca de Cantor, começou como crooner do grupo "Orquesta Avanço".
Seguiu carreira solo e seu primeiro álbum tinha o título de Paulinho Boca de Cantor - Bom de Chinfra e Bom de Amor pela CBS. Em 1992 fundou a ABAI, Associação Bahiana de Artistas Independentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário